Sabedoria organizacional

Seja um excelente profissional

Liderança é o conjunto de características que o ser humano possuí para conduzir empresas e pessoas. Entretanto, muitas pessoas não tem o dom para liderar equipes, são por características pessoais grandes técnicos e produtores. E, deste modo, acabam se deixando levar pelo pensamento de que a responsabilidade de um projeto e  os processos envolvidos cabe somente aos gestores. É fundamental que toda a equipe esteja engajada com a visão da empresa e comprometida com as metas. O custo de uma equipe mal preparada, de demissões e novas aquisições é enorme. Tanto pelo lado financeiro como pior, pelo tempo necessário ao engajamento e conhecimento cultural do novo colaborador.

Para que o profissional se sinta integrado é essencial que esteja motivado e com o seu estado de recompensa ativado. O que gera sensação de felicidade e prazer, pois se sentem alinhados com os objetivos da empresa. O gestor poderá contar com uma equipe criativa, participativa, capacitada e comprometida. Certamente os membros da equipe se permitirão desenvolver habilidades técnicas e criarão empatia e uma ótima relação interpessoal com os demais colaboradores e gestores da empresa.

Performance dos grandes líderes

Liderança é o conjunto de características que o ser humano possuí para conduzir empresas e pessoas. O verdadeiro líder tem a capacidade de motivar e influenciar as pessoas na busca de bons resultados e a ajudar a equipe no seu crescimento profissional. O verdadeiro líder é ético, criativo, participativo, positivo, inteligente e com grande capacidade analítica dos fatos e das situações. Tem visão de futuro, planeja, acompanha e faz planos corretivos sem medo, quando necessário. O importante é cumprir as metas e manter a harmonia na empresa.

Para ser um verdadeiro líder é necessário ter capacitação técnica e uma excelente relação interpessoal com a gestão superior, com os seus pares e liderados. É necessário ter inteligência emocional desenvolvida, o que o habilitará a ter uma visão analítica do negócio, considerando os fatos e o engajamento dos liderados e os influenciando positivamente para o comprometimento das metas.

Uma equipe que percebe que os seus propósitos estão alinhados com os valores da empresa buscam realizar acima do esperado e buscam a capacitação. Através dos feedbacks do seu gestor, seja um feedback de correção, de desenvolvimento ou de reconhecimento, perceberá o quanto a sua atitude influenciará nos resultados da empresa e no seu próprio crescimento.

Conclusão

Pesquisas apontam um alto índice de estresse, ansiedade e depressão dentro das empresas e os índices estão em crescimento. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais depressivo da América Latina e o mais ansioso do Planeta (dados divulgados em 2017). O que é preocupante, levando em consideração que cada dia mais as pessoas estão ficando doentes por não conseguirem sentir prazer no que fazem, principalmente no âmbito profissional.

Muitos profissionais pedem demissão ou são demitidos devido a falta de habilidade em se comunicar ou por comportamentos inadequados, conforme pesquisas realizadas pelo setor de recrutamento brasileiro. Vivemos um momento em que não se escuta verdadeiramente o outro, esperamos apenas a oportunidade para colocar nossa opinião como verdadeira e absoluta. Vivemos sequestros emocionais, que nos furtam o equilíbrio e geram conflitos e desordem.

Este tipo de problema em uma empresa, principalmente quando parte dos gestores é extremamente maléfico ao ambiente de trabalho e por consequência aos resultados. Vivemos em uma era moderna e muita rápida, mas não podemos esquecer que são as pessoas que constroem uma empresa ou uma instituição. Tanto os líderes como os liderados precisam ter consciência do seu papel profissional, mas também do quanto o seu comportamento e comunicação podem afetar a sua vida, a vida dos demais colaboradores e os resultados da companhia. Estas palestras se propõem a conduzir gestores e equipes a autorreflexão e autoanálise para execução das transformações necessárias.